Fale conosco

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato e venha fazer uma parceria de sucesso.

Publicado em 05 de novembro de 2024
Revista PEGN

18 franquias baratas dos segmentos que mais faturaram, com investimento a partir de R$ 2,5 mil

Falta pouco para 2025 e muitos empreendedores já estão pensando em tirar os planos do papel e entrar no mundo dos negócios. O setor de franquias costuma ser uma das portas de entrada, principalmente, as microfranquias (ou franquias baratas), que exigem um investimento inicial de até R$ 135 mil. Entretanto, antes de decidir qual rede escolher, é importante analisar o mercado como um todo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre abril e junho de 2024, três segmentos se destacaram e tiveram crescimentos expressivos no faturamento:

  1. Saúde, beleza e bem-estar;
  2. Alimentação (Food Service e Comécio e Distribuição);
  3. Serviços e outros negócios.

    O primeiro, por exemplo, teve uma expansão de 21,7% em faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. Acima da média do setor como um todo, que ficou em 15,8%. De acordo com a ABF, o crescimento veio do aumento de portfólio das redes, dos produtos farmacêuticos e da personalização dos serviços.

    Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:

     

    1. Mr. Fit
    2. Cacau Show
    3. Crepefy
    4. Nutty Bavarian
    5. Itália no Box
    6. Gelateria Damazônia
    7. Touti
    8. Padrão Enfermagem
    9. Cuidare
    10. Studio Doutoras
    11. DoctorFit
    12. Linda Salão de Beleza
    13. Gigatron
    14. Velox Soluções Financeiras
    15. CredFácil
    16. aiqfome
    17. Minha Quitandinha
    18. market4u

     

    A microfranquia só se difere do formato tradicional pelo investimento. A franqueadora ainda será responsável por fornecer o mesmo suporte e tudo que estiver descrito na Circular de Oferta de Franquia (COF).

    Além disso, antes de escolher a rede, Leandro Rampazzo, cofundador do Novo Franchising, explica que é essencial que o empreendedor entenda as responsabilidades de um franqueado e saiba que ele precisa gerir seu negócio e buscar crescer na região que está, "não dependendo somente da franqueadora".

     

    "Ter uma marca reconhecida nacionalmente é um dever da franqueadora. Já cada unidade ser conhecida naquela região, naquele bairro, é responsabilidade do próprio franqueado. Ele tem que ser uma pessoa de negócios, tem que dar as caras, tem que fazer gestão, propor parcerias no comércio local, fazer ações que gerem resultados", afirma o especialista.

     

    Confira 18 franquias baratas dos segmentos que mais faturaram no franchising, que custam a partir de R$ 2,5 mil:

     

    Alimentação

     

    A Alimentação foi um dos segmentos que mais cresceram neste ano, atingindo um faturamento conjunto (Comercialização e Distribuição e Food Service) de R$ 16,4 bilhões. Já as microfranquias do nicho tiveram um aumento no número de marcas em operação, segundo ABF, de 2%.

    Para Rampazzo, o avanço veio, principalmente, pós-pandemia, porque "as pessoas voltaram a se alimentar fora de casa". Além disso, elas criaram o hábito do delivery e transformaram a experiência de comer bem em um evento. O segmento também é alavancado pelo aumento da busca por alimentos saudáveis e sustentáveis, dietas alternativas, vegetariana e vegana", conta.

     

    1. Mr. Fit

     

    A marca de fast-food de alimentação saudável oferece refeições, sanduíches e possui um cardápio low carb. A empresa trabalha com um formato home based, no qual o franqueado vende as marmitas congeladas pelo delivery.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
    • Quantidade atual de unidades abertas: 886
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
    • Prazo estimado de retorno: 4 a 8 meses

     

     

    2. Cacau Show

     

    Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente, a rede conta com mais de 4, 5 mil lojas em todo o país, e opera com os canais digitais e de venda direta.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
    • Quantidade atual de unidades abertas: 4.650
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 64,9 mil
    • Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses

     

     

    3. Crepefy

     

    Criada em 2022, a marca é especializada no crepe francês e em seu portfólio conta com mais de 30 sabores doces e salgados.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2022 / 2023
    • Quantidade atual de unidades abertas: 50
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
    • Prazo estimado de retorno: de 9 a 18 meses

     

     

    4. Nutty Bavarian

     

    A rede de franquias de castanhas glaceadas pode ser instalada em shoppings e outros pontos com alta circulação de pessoas.

     

    • Ano de fundação / Início da franquia: 1996 / 1997
    • Quantidade atual de unidades abertas: 170
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 114, 5 mil
    • Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses

     

     

    5. Itália no Box

     

    Com massas italianas, em caixinhas, a Itália no Box conta com cardápio com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2018
    • Quantidade atual de unidades abertas: 70
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil
    • Prazo de retorno estimado: 18 meses

     

     

    Criada em Belém (PA), a Gelateria tem em seu cardápio sabores típicos da região Norte e Nordeste do país. Neste ano a rede iniciou sua expansão nacional, inaugurando a primeira loja em São Paulo.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2024
    • Quantidade atual de unidades abertas: 8
    • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
    • Previsão de retorno: 24 meses

    Saúde, Beleza e Bem-Estar

     

    As marcas do nicho estão, cada vez mais, buscando diversificar os seus portfólios. O Boticário, por exemplo, a maior do nicho, inseriu produtos para pets e até para casa. Além de serviços de maquiagem nas lojas.

    Segundo Rampazzo, o consumidor também vem se tornando mais exigente e se preocupando mais com a sua saúde física e mental. "Aumentando a busca por serviços que promovem o bem-estar".

    "As pessoas também estão investindo efetivamente no corpo e na estética. Antes, esse cuidado era 100% das mulheres, mas ano após ano os homens também estão se tornado uma parcela importante no faturamento dessas redes. Depilação e tratamentos faciais para esse público vêm avançando rapidamente", conta o especialista.

    Veja algumas marcas de franquias no setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar:

     

    7. Touti

     

    A empresa nasceu em Pernambuco e possui linhas de perfumes e loções corporais. A marca é cruelty free e conta com mais de 800 unidades no Brasil.

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2019
    • Quantidade atual de unidades abertas: 806
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 12 mil
    • Prazo estimado de retorno: 5 meses

     

     

    8. Padrão Enfermagem

     

    Rede especializada no agenciamento de profissionais da área da saúde, como enfermeiros e cuidadores, para serviços primordiais como acompanhamento domiciliar e hospitalar, cuidador de idosos e infantil, serviços de enfermagem, entre outros.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2011
    • Quantidade atual de unidades abertas: 58
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 50 mil
    • Prazo estimado de retorno: 18 meses

     

    9. Cuidare

     

    O grupo nasceu em Natal (RN). Os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar a equipe de cuidadores, composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
    • Quantidade atual de unidades abertas: 72
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 50 mil
    • Prazo estimado de retorno: 18 meses

     

     

    10. Studio Doutoras

     

    A rede de esmalteria expressa oferece serviços de manicure, pedicure e estética. Com três lojas e faturamento de R$ 1,5 milhão em 2023, a marca aposta em um modelo de negócios de baixo custo. A rede prevê a abertura de 12 unidades até 2025.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2023
    • Quantidade atual de lojas abertas: 3
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 79 mil
    • Prazo estimado de retorno: 6 meses

     

     

    11. DoctorFit

     

    Criada em 2012, a marca é uma franquia de estúdios de treinamento personalizado. Eles atendem desde gestantes até idosos com comprometimentos severos, crianças e atletas de alto rendimento. A marca foi fundada no interior de Santa Catarina e oferece modelo de negócio para cidades a partir de 8 mil habitantes.

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
    • Quantidade atual de unidades abertas: 37
    • Investimento Inicial: a partir de R$ 90 mil
    • Prazo estimado de retorno: entre 16 e 24 meses

     

     

    12. Linda Salão de Beleza

     

    Fundada em 2021, a marca é uma rede de franquias que busca oferecer um atendimento rápido e eficiente. A rede já conta com sete unidades.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2023
    • Quantidade atual de unidades abertas: 7
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 129 mil
    • Prazo estimado de retorno: 12 meses

    Serviços e outros negócios

     

    Hoje existem várias opções de franquias no mercado para aqueles que desejam empreender em Serviços e Outros Negócios. Para Rampazzo, o segmento vem crescendo no franchising, sendo impactado, principalmente, pela transformação digital, por consultorias e pela área de TI. O que tem aproximado o empreendedor do cliente.

    Veja algumas marcas de franquias no setor de Serviços e outros negócios:

     

    13. Gigatron

     

    A rede é especializada em desenvolvimento e venda de software para empresas.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 1998 / 2012
    • Quantidade atual de unidades abertas: 61
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 2,5 mil
    • Prazo estimado de retorno: até 12 meses

     

    14. Velox Soluções Financeiras

     

    A marca, fundada em 2017, em São José do Rio Preto (SP), tem atuação no mercado de empréstimos, financiamentos, consórcios, abertura de conta, financiamentos e créditos.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2024
    • Quantidade atual de unidades abertas: 61
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 19,9 mil
    • Prazo estimado de retorno: 3 a 18 meses

     

     

    15. CredFácil

     

    A marca atua em serviços financeiros e seguros, com mais de 200 produtos. Oferece quatro modelos de negócios, entre eles o de home office. Segundo a companhia, é possível operar de qualquer lugar do mundo.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2004 / 2008
    • Quantidade atual de unidades abertas: 1.070 mil
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 19,9 mil
    • Prazo estimado de retorno: 3 a 6 meses

     

     

    16. aiqfome

     

    O aplicativo de delivery atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, e o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2012
    • Quantidade atual de unidades abertas: 700
    • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
    • Previsão de retorno: 18 meses

     

     

    17. Minha Quitandinha

     

    Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias de minimercados autônomos funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras. O franqueado atua no gerenciamento à distância do estabelecimento. Porém, é necessário comparecer para abastecimento e limpeza do espaço.

     

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022
    • Quantidade atual de unidades abertas: 240
    • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
    • Previsão de retorno: de 10 a 18 meses

     

     

    18. market4u

     

    Rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, sem a necessidade de atendentes. Neste modelo de negócio, o franqueado é responsável apenas pela administração e a reposição de mercadorias, que varia conforme o perfil dos consumidores.

    • Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
    • Quantidade atual de unidades abertas: 2.200
    • Investimento inicial total: a partir de R$ 80 mil
    • Prazo estimado de retorno: de 16 a 24 meses
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você