Fale conosco

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato e venha fazer uma parceria de sucesso.

Publicado em 11 de agosto de 2025
Infomoney

A geração 50+ é a maior oportunidade de negócios do nosso tempo

O envelhecimento populacional não é um fenômeno restrito a um ou outro país. É uma tendência global e, no Brasil, não é diferente. Resultado do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que pessoas com 60 anos ou mais passaram a representar 15,6% da população brasileira, somando cerca de 33 milhões – um crescimento de 56% em relação ao levantamento anterior, de 2010. Já a parcela de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 10,9%, um crescimento de 57,4%.

Passamos a viver mais e a geração 50+, segmento que antes era considerado de baixa relevância econômica, hoje já é uma força do mercado global. Para empreendedores e empresas que ainda não perceberam essa mudança, é hora de se movimentar: a revolução da longevidade está a pleno vapor e ignorá-la é perder a maior oportunidade de negócios do nosso tempo.

Pessoas maduras já são responsáveis por mais de 20% do consumo nacional e injetam, por ano, cerca de R$ 1,6 trilhão na economia. Os dados também moldam um novo perfil dessa população: hoje, uma pessoa acima de 50 anos é sinônimo de protagonismo, autonomia e disposição para consumir. São consumidores exigentes, independentemente de sua formação ou poder aquisitivo.

O consumidor 50+ valoriza uma vida ativa, consumo consciente, aprendizado contínuo, saúde preventiva e experiências significativas. E mais: é uma geração que se adapta cada vez mais ao ambiente digital, utilizando a tecnologia para manter sua autonomia. Um público que se conecta por meio das redes sociais e gerencia sua saúde, finanças e entretenimento por meio de aplicativos, integrando o mundo digital ao seu estilo de vida. Importante notar que essa integração é feita de forma bastante única, preservando a particularidade das suas experiências e vivência também para o mundo digital.

Apesar do crescimento e do impacto no mercado, essas pessoas raramente são representadas em campanhas publicitárias, em ofertas direcionadas de produtos e serviços ou mesmo em modelos de negócio. As opções voltadas a esse público são escassas, e o atendimento em estabelecimentos comerciais nem sempre é adaptado às suas necessidades. Ao ignorar esse segmento, as empresas não apenas limitam oportunidades para suas marcas, mas também falham em atender a um segmento de consumidores com alto potencial.

Iniciativas bem?sucedidas já sinalizam alguma vantagem competitiva. No setor de saúde suplementar, algumas operadoras vêm desenvolvendo planos com foco em envelhecimento ativo, prevenção e serviços domiciliares. Na tecnologia, os fabricantes globais de dispositivos já consideram opções com interfaces simplificadas e recursos de acessibilidade – ainda em menor número, mas já é um avanço.

No setor financeiro, empresas passaram a observar o potencial do público mais maduro. Instituições oferecem atendimento humanizado e particularizado, consultoria para aposentadoria e soluções de crédito com interfaces digitais desenhadas sob medida para esse perfil. E ainda há espaço para o lançamento de produtos financeiros cada vez mais personalizados, visando a garantia da estabilidade financeira nessa fase da vida e a realização de sonhos.

Mas a jornada financeira do cliente 50+ ainda enfrenta barreiras. Em alguns casos, o uso de linguagem técnica, de atendimento automatizado e processos pouco intuitivos ou em constante mudança, em vez de facilitar, afastam esse público. A exclusão digital feita por empresas tradicionais ainda é real, mesmo com a expansão das vendas de smartphones e do uso frequente de aplicativos. Ainda espera-se que o cliente se adapte às empresas e não elas a esse público. Por esse motivo, as instituições que priorizam o atendimento empático, a comunicação mais simples e o desenvolvimento de produtos adaptados começam a se destacar como referência para esse consumidor.

A economia prateada é um convite à inovação, revelando mercados promissores que clamam por soluções. Acredito não existir nenhuma área da nossa economia que não tenha espaço para crescer e se transformar com foco nesse público. Os exemplos são muitos: setores de serviços e entretenimento, moradia, mobilidade urbana, turismo e muitos outros apresentam lacunas que, se endereçadas, serão uma oportunidade de ouro para quem ousa olhar além.

Ao desenvolver produtos e serviços que dialogam genuinamente com a geração 50+, as empresas não apenas se destacam da concorrência, mas também constroem um legado de valor e impacto positivo. Ser parte dessa transformação é entender que o envelhecimento da população é, na verdade, um potente motor de inovação.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você